PUB

Vaselina ou batom do cieiro? Como hidratar os lábios

15 Fev 2024 - 09:57

Vaselina ou batom do cieiro? Como hidratar os lábios

Nos meses mais frios, é comum a pele ficar mais seca e gretada, inclusive na zona dos lábios. Na altura de decidir que produto comprar, há quem fique na dúvida sobre se deve optar pela vaselina ou por um batom hidratante (também conhecido como batom do cieiro). Qual o produto mais adequado? Que cuidados ter na hidratação dos lábios?

PUB

Quais os cuidados a ter na hidratação dos lábios?

Em esclarecimentos ao Viral, Marta Ferreira, farmacêutica, pós-graduada em Cosmetologia Avançada e doutoranda em Ciências Farmacêuticas começa por explicar que “a pele dos lábios é especialmente fina e não tem glândulas sebáceas, tornando-se mais seca do que a restante pele do rosto no tempo frio e seco”. 

Para combater os lábios secos e gretados e para garantir que a pele fica suave e hidratada, sobretudo nos meses do ano mais frios, a autora do “Livro da Pele” e do blogue “A Pele Que Habito” recomenda a utilização de “batons (em stick) ou bálsamos labiais (em boião ou bisnaga)”.

Estes produtos “permitem lubrificar e escudar a pele dos lábios do ambiente exterior”, impedindo a perda de água (hidratação) “que, na pele, provém sobretudo da circulação sanguínea”, explica. 

A farmacêutica destaca que “a eficácia destes produtos depende da capacidade das gorduras que os constituem de formarem uma barreira que suaviza a pele e previne a perda de água”. 

Assim sendo, estes produtos “serão tão mais eficazes quanto maior for a sua capacidade de aderir aos lábios por longos períodos”, acrescenta. 

Estas gorduras “podem ser óleos e ceras de origem mineral, animal (abelhas, resíduos da lã) e vegetal, mas também ácidos gordos ou similares e manteigas vegetais”, especifica. 

Marta Ferreira sublinha que “é normal que parte do produto desapareça ao longo do dia após as refeições, enquanto conversamos ou através da ingestão de pequenas quantidades”. Mas, reforça, “se a adesão do produto aos lábios não for suficiente, a sua eficácia será menos duradoura”.

Noutro plano, adverte a autora do “Livro da Pele”, “se os lábios se encontrarem muito secos e a pele descamar, estes produtos podem não ser tão eficazes”. Nesse caso, “é importante esfoliar suavemente a pele, e aplicar o produto a seguir”.

PUB

O batom do cieiro é uma boa opção? 

A resposta de Marta Ferreira é: “Sim, sem dúvida”. Além de “prevenirem a perda de água nos lábios através do seu conteúdo lipídico – que é o mecanismo principal destes produtos -, os sticks e bálsamos labiais podem conter”:

  • “Ingredientes de ação regeneradora, como o pantenol (pró-vitamina B5), alantoína, ou o extrato de centella asiática”;
  • Esfoliantes, como o ácido salicílico e mandélico”;
  • E “podem contribuir para acelerar a esfoliação da pele descamativa”.  

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, “não há evidência” de que os batons do cieiro causem habituação ou deixem os lábios mais secos.

Contudo, admite Marta Ferreira, pode haver três razões que levam as pessoas a acreditarem nisso. Em primeiro lugar, “podemos ter essa perceção quando o batom do cieiro não permanece nos lábios pelo tempo necessário, já que estes ficam novamente desprotegidos”.

Noutro plano, prossegue, “quando a pele já se encontra muito seca, a descamação é facilitada pelo produto”, o que pode dar a ideia de que os batons tornam os lábios mais secos. Ou, ainda, “se o bálsamo utilizado tiver concentrações relevantes de esfoliantes”.

Apesar de serem produtos sobretudo utilizados no inverno, Marta Ferreira adianta que podem ser usados o ano inteiro, “a menos que a marca faça alguma recomendação específica no rótulo do produto”. 

De modo geral, “a avaliação de segurança destes produtos é realizada por forma a garantir que estes podem ser aplicados várias vezes por dia, e considerando que uma parte do produto será, inevitavelmente, ingerida”, sustenta.

PUB

Assim, “não há motivo para evitar estes produtos quando necessários”, a não ser em “crianças com menos de 3 anos” – “nesse contexto, é preferível utilizar produtos pediátricos, ou que não contenham esta contraindicação no rótulo” – e no caso de a pessoa ter uma alergia a qualquer um dos componentes do hidratante labial.

Nesse sentido, num artigo informativo, a Academia Americana de Dermatologia (AAD) deixa uma recomendação: “Se os seus lábios arderem, picarem ou estiverem desconfortáveis quando aplica um produto nos lábios, isso significa que está a irritar os seus lábios, pelo que deve deixar de utilizar esse produto”.

E a vaselina?

Segundo Marta Ferreira, a vantagem da vaselina em relação aos bálsamos labiais convencionais é o facto de ser “económica”.  

A vaselina trata-se “de uma mistura de lípidos (hidrocarbonetos)” e o seu mecanismo é reter a água na pele, sendo “eficaz quando usada numa camada espessa”. 

Contudo, salienta a farmacêutica, “algumas pessoas sentem-se insatisfeitas com a sua aplicação labial, talvez por não permanecer nos lábios por tempo suficiente”.

Para mais, tal como explicado pela farmacêutica, há hidratantes labiais com benefícios que vão além da prevenção da perda de água e que, por isso, podem ser mais vantajosos.

Que outros cuidados deve ter com a pele dos lábios?

Além da hidratação e da esfoliação (quando necessária) dos lábios, a AAD aponta, noutro texto informativo, quatro cuidados extra a ter com os lábios:

PUB
  1. Utilização de um hidratante labial com Fator de Proteção Solar (FPS) de 30 ou superior “antes de sair para o exterior, mesmo no inverno”. A AAD aconselha a reaplicação do produto “a cada duas horas”, quando se está ao ar livre;
  2. Manter a pele hidratada através da ingestão adequada de água;
  3. Tentar não “lamber, morder ou mexer nos seus lábios”. Quando os lábios estão secos, “pode parecer natural molhá-los, lambendo-os, mas isso pode agravar o problema”, aponta a mesma fonte. Ao invés disso, deve-se aplicar “um bálsamo labial não irritante”;
  4. Evitar “segurar objetos metálicos com os lábios”. Segundo a AAD, “objetos do quotidiano como clipes, jóias e palhinhas metálicas reutilizáveis podem irritar os lábios”.
15 Fev 2024 - 09:57

Partilhar:

PUB